domingo, 28 de Abril de 2024  14:00
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-01-2006

Presidente da República para os próximos cinco anos


8,9 milhões de eleitores escolhem hoje sucessor de Jorge Sampaio

Mais de 8,9 milhões de eleitores são hoje chamados a escolher o novo Presidente da República para os próximos cinco anos, após 13 dias de campanha eleitoral.

São seis os candidatos presidenciais: Garcia Pereira, apoiado pelo PCTP/MRPP, Cavaco Silva, PSD e CDS-PP, Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, o dirigente socialista Manuel Alegre, Jerónimo de Sousa, apoiado pelo PCP, e Mário Soares, que tem o apoio do PS.

De acordo com o Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral (STAPE), o número de eleitores é de 8.993.770, mais 61.664 eleitores do que nas presidenciais de 2001, em que Jorge Sampaio foi eleito para um segundo mandato.

As 12.500 mesas de voto estarão abertas entre as 08:00 e as 19:00 em Portugal Continental e Madeira, enquanto nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde devido à diferença horária.

Pela segunda vez os emigrantes vão poder votar nas presidenciais: são 187.370 os portugueses que podem exercer o seu direito de voto desde sexta-feira até hoje nos consulados e embaixadas, distribuídos por mais 200 mesas de voto.

Todos os candidatos votam em Lisboa, entre as 10:00 e o 12:00, excepto Jerónimo de Sousa que exerce o seu direito de voto em Pirescoxe, Santa Iria da Azóia.

Segundo a Lei Eleitoral do Presidente da República, é eleito o candidato que obtiver mais de 50 por cento dos votos. Caso contrário, terá de haver uma segunda volta, entre os dois candidatos mais votados, o que poderá acontecer em 12 de Fevereiro.

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje em Portugal Continental céu pouco nublado ou limpo, temporariamente muito nublado por nuvens altas nas regiões Centro e Sul.

Nos Regiões Autónomas da Madeira e Açores as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com ocorrência de aguaceiros.

O actual Presidente da República, Jorge Sampaio, venceu as eleições de 1996 e foi reeleito em 2001 para um segundo e último mandato.

MLS.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®